Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Câmara de Diadema dá apoio a projeto de recuperação do braço da Billings no Eldorado

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  24/03/2023 - 15:50:02 - Assessoria de Imprensa

    Legislativo vai subscrever documento que será entregue no dia 27 de março ao governo do Estado

     

    A Câmara de Diadema vai subscrever carta a ser entregue ao governo do Estado na segunda-feira, 27 de março, data do aniversário da represa Billings, com pedido de desassoreamento do braço do reservatório no bairro Eldorado, na divisa com a Capital. A iniciativa é de Frente Ambiental Viva Billings, composta pelo Movimento de Defesa da Vida do ABC (MDV-ABC), associação de moradores e Prefeitura de Diadema, entre outras entidades.

    O advogado e ambientalista Virgílio Alcides de Farias, assessor jurídico do MDV-ABC, ocupou a tribuna livre na sessão desta quinta-feira (23), para pedir o apoio da Câmara Municipal ao documento. A proposta prevê o desassoreamento do braço Grota Funda, de forma a permitir a retomada das atividades náuticas no local. Contempla ainda a restauração do porto e a construção de uma escola municipal de vela.

    Segundo o ambientalista, a ideia é buscar o apoio do governador Tarcísio de Freitas para o projeto, com o objetivo de inaugurá-lo em 27 de março de 2025, quando a represa Billings vai completar 100 anos. “Queremos que o braço Grota Funda seja desassoreado, de forma a permitir novamente a navegação e a retomada das atividades náuticas, como a Festa dos Navegantes, e possibilitar a retomada do turismo”, explicou Virgílio.

    A subscrição do documento foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. “O que o sr. está propondo é a recuperação da Billings e um polo turístico em Diadema, que vai gerar renda, empregos e desenvolvimento, além de valorizar o bairro Eldorado e a cidade. Por isso, esta Casa não poderia se posicionar de outra forma que não dando apoio à carta”, afirmou o presidente da Câmara, Orlando Vitoriano.

    PARCERIA

    Virgílio explicou que, como o braço está situado exatamente na divisa de Diadema com a Capital, é preciso que as duas cidades participem do projeto – as duas prefeituras já iniciaram conversações. Outro obstáculo é que a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) já concedeu à Prefeitura de Diadema a autorização para as  intervenções, mas o Executivo da Capital ainda não tem a permissão da estatal.

    O ambientalista fez também um apelo à Sabesb para interromper o despejo de esgoto no reservatório e ressaltou que tanto a Constituição estadual como a Lei Específica da Billings (lei nº 13.579/2009) têm dispositivos de proteção da represa, mas são ignorados.

    Mais informações podem ser obtidas no site www.cmdiadema.sp.gov.br. Acompanhe ainda nossas redes sociais: Facebook (/camaradediadema) e YouTube (TV CMDIADEMA).

     

    Fotos: Giovane Nicomedio/CMD

     

    24/3/2023

    Câmara de Diadema

    Departamento de Comunicação e Cerimonial

    www.cmdiadema.sp.gov.br

    imprensa@cmdiadema.sp.gov.br

    (11) 4053-6746

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando