Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Parlamento Europeu indica Diadema para ser Cidade Sul-Americana do Esporte

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  24/03/2023 - 14:06:48 - Assessoria de Imprensa

    Secretária Luciana Avelino usou a tribuna para falar sobre o título, dado a cidades que se destacam pela excelência em suas ações voltadas à prática esportiva

     

    A ACES Europe, organização ligada ao Parlamento Europeu com sede em Bruxelas (Bélgica), indicou Diadema para ser “Cidade Sul-Americana do Esporte” em 2024. A secretária municipal de Esporte e Lazer, Luciana Avelino, fez o anúncio nesta quinta-feira, 23 de março, durante sessão na Câmara de Diadema.

    O selo é dado a cidades que se destacam pela excelência em suas ações voltadas à prática esportiva. Concedido inicialmente na Europa, o prêmio chegou à América do Sul em 2021, contando com a chancela da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e do governo federal.

    Caso seja escolhida pela ACES Europe, Diadema será a segunda cidade do ABC a obter o título. Em 2022, Santo André foi agraciada com o selo, juntamente com Indaial (SC). Neste ano, as selecionadas foram Limeira (SP) e Gramado (RS). O resultado deve sair em outubro.

    A Prefeitura de Diadema enviou no início deste ano o pedido de candidatura à ACES Europe. Em janeiro, Luciana viajou a Gramado, onde se reuniu com integrantes da entidade. No mês seguinte, uma delegação da ACES Europe visitou Diadema, conheceu espaços esportivos e foi recebida pela prefeita em exercício, Patty Ferreira.

    A secretária explicou que Diadema tem uma série de requisitos a preencher até agosto, quando uma  comissão do Parlamento Europeu virá à cidade para referendar ou não a concessão do selo. “Se tudo der certo, em novembro, o prefeito José de Filippi Júnior irá a Bruxelas receber o título, o que dará visibilidade para Diadema e abrirá a possibilidade de receber investimentos que vão qualificar ainda mais nossas ações”, disse Luciana.

    O presidente da Câmara, vereador Orlando Vitoriano, parabenizou a Secretaria de Esporte pelo trabalho realizado, a despeito das limitações orçamentárias da administração. “Apesar das dificuldades, você e sua equipe conseguiram levar Diadema para o mundo”, comentou.

    Durante o uso da Tribuna Livre, a secretária detalhou as ações realizadas na área do Esporte, como o programa Mulheres em Movimento – que completará 34 anos em setembro – e o início do Bolsa Atleta, programa que prevê ajuda de custo ao atletas de alto rendimento e vai permitir que permaneçam treinando na cidade. “Não se trata de uma candidatura vazia. Temos muito trabalho para apresentar”, ressaltou.

    Luciana também destacou o apoio dado pela Câmara à secretaria, expresso na aprovação do Bolsa Atleta e no envio de emendas parlamentares que possibilitaram, por exemplo, a revitalização do Ginásio Poliesportivo João do Pulo, no Canhema. “Gostaria de agradecer a confiança que vocês, vereadores, têm na Secretaria de Esporte.”

    Mais informações podem ser obtidas no site www.cmdiadema.sp.gov.br. Acompanhe ainda nossas redes sociais: Facebook (/camaradediadema) e YouTube (TV CMDIADEMA).

     

    Fotos: Giovane Nicomedio/CMD

     

    24/3/2023

    Câmara de Diadema

    Departamento de Comunicação e Cerimonial

    www.cmdiadema.sp.gov.br

    imprensa@cmdiadema.sp.gov.br

    (11) 4053-6746

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando