Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres ocupa Tribuna Livre para lamentar feminicídio

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  17/03/2023 - 12:57:20 - Assessoria de Imprensa

    Cleone Santos protestou contra morte de jovem esfaqueada pelo ex-namorado no Conceição

     

    A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Diadema, Cleone Santos, usou a tribuna livre da Câmara Municipal durante a sessão de quinta-feira, 16 de março, para lamentar o assassinato, no dia anterior, de Fernanda Gomes dos Santos, 19 anos, que foi esfaqueada em um ponto de ônibus no bairro Conceição. O principal suspeito é o ex-namorado da vítima – que, com a ajuda de um amigo, teria armado uma emboscada para atacá-la.

    O caso foi registrado como feminicídio pela Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema. “Gostaria de estar aqui para comemorar o mês da mulher, mas não nos dão esse privilégio, infelizmente. Nessa sociedade machista e que mata, temos de gritar e lutar pelo direito mais básico e elementar, que é o direito à vida”, lamentou Cleone. “Tiraram dessa menina o direito de viver e realizar seus sonhos”, prosseguiu.

    A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres ressaltou que, mais do que um problema de segurança pública, o feminicídio é uma questão histórico-cultural. “É inadmissível que uma mulher morra pelo simples fato  de dizer ‘Eu não te amo mais’. Neste ponto, cabe uma reflexão: que homens estamos criando para o futuro? Infelizmente, não estamos conseguindo formar cidadãos que respeitem o direito à vida.”

    O presidente da Câmara de Diadema, Orlando Vitoriano, fez coro à manifestação de Cleone Santos. “Estamos educando mal. Há alguma coisa errada no ensino religioso, na educação dada dentro de casa. Só assim para explicar um jovem que não consegue vencer suas frustrações nem lidar com o término de um namoro, um jovem que considera ser a namorada uma propriedade dele”, avaliou.

    A vereadora Lilian Cabrera destacou os serviços prestados às mulheres pela Prefeitura de Diadema, como a Casa Beth Lobo (centro de referência da mulher em situação de violência doméstica) e a Patrulha Maria da Penha (de proteção à mulher vítimas de violência). Porém, destacou a necessidade de adoção de novas políticas públicas, uma vez que boa parte dos crimes contra as mulheres ocorre dentro de casa, “onde deveriam estar seguras”.

    Mais informações podem ser obtidas no site www.cmdiadema.sp.gov.br. Acompanhe ainda nossas redes sociais: Facebook (/camaradediadema) e YouTube (TV CMDIADEMA).

     

    Foto: Giovane Nicomedio/CMD

    Cleone: “Tiraram dessa menina o direito de viver e realizar seus sonhos”

     

    17/3/2023

    Câmara de Diadema

    Departamento de Comunicação e Cerimonial

    www.cmdiadema.sp.gov.br

    imprensa@cmdiadema.sp.gov.br

    (11) 4053-6746

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando