Histórico
A Escola do Legislativo de Diadema foi instituída pela Resolução nº 011, de 24 de agosto de 2023, de autoria da Mesa da Câmara Municipal. Foi criada com o objetivo de oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades legislativas e afins. Para tanto, poderá integrar e gerenciar convênios, acordos e/ou parcerias com universidades e entidades privadas e públicas (federais, estaduais e municipais), propiciando, entre outras atividades conjuntas, a participação de servidores e agentes políticos em videoconferências, treinamentos à distância e a realização de cursos de capacitação técnica e de cursos presenciais de formação acadêmica ou pós-acadêmica.
A ELD, mesmo antes de sua instituição, já contava com o apoio do Instituto do Legislativo Paulista - ILP, instituída pela Assembleia Legislativa de São Paulo - ALESP, o que lhe proporcionou suporte fundamental para suas atividades, disponibilizando rede de contatos com outras escolas do legislativo.
A ELD contou também com a parceria técnico-acadêmica da Associação Nacional dos Procuradores Legislativos Municipais - APROLEGIS, desde sua instituição até final de 2025, o que possibilitou a participação de Procuradores do Legislativo nas atividades desenvolvidas pela escola, com especialistas de alto nível, como colaboradores voluntários.
Em 2023, a Escola do Legislativo firmou parceria com a Escola Municipal de Educação para o Consumo de Diadema - EMEC, vinculada ao PROCON/Diadema e com a Escola de Diadema da Administração Pública - EDAP, que possibilitará o desenvolvimento de eventos voltados para a sociedade e, principalmente, para os servidores do legislativo, com cursos já existentes e que serão oportunamente viabilizados aos colaboradores da Câmara Municipal de Diadema.