Rodrigo Capel cria o Dia da Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência
NOTÍCIAS DA CÂMARA - 14/10/2025 - 13:24:40 - Assessoria de Imprensa
O projeto de autoria do vereador Rodrigo Capel (PSD), que institui o Dia da Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência no calendário oficial do município foi aprovado de maneira unanime. A data será comemorada anualmente, no dia 14 de setembro, com atividades voltadas à conscientização e à inclusão social.
De acordo com o texto aprovado, a Câmara poderá realizar sessões solenes, palestras, seminários e eventos sobre o tema, com a participação da sociedade civil e de entidades ligadas à área da saúde. As ações deverão ocorrer conforme o Regimento Interno da Casa.
A nova lei busca promover a igualdade de condições para pessoas com deficiência que desejam atuar como doadoras de sangue. Segundo a justificativa apresentada pelo autor, apesar de não haver restrições legais à doação por esse grupo, ainda existem barreiras institucionais e práticas que dificultam o acesso aos serviços de hemoterapia. “A medida reforça princípios previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, que assegura o direito à inclusão e à plena participação social”, enfatizou. Também ressalta que o gesto da doação é simbólico para muitas pessoas com deficiência, pois parte delas já dependeu de transfusões em situações médicas anteriores.
O texto aprovado também cita dados da Fundação Pró-Sangue do Hemocentro de São Paulo, que apontam queda significativa nos estoques de sangue no Estado, especialmente no início de 2025. “Diante desse cenário, a inclusão de novos grupos de doadores é considerada essencial para evitar níveis críticos de abastecimento nos hemocentros”, completou.
Com a aprovação, o Dia da Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência passa a integrar oficialmente o Calendário Municipal de Eventos de Diadema.
Este projeto também está disponível em formato de reportagem no primeiro episódio do podcast da Câmara, o Parlamento em Foco com o presidente Rodrigo Capel. O programa acontece toda quarta-feira às 14h, se inscreva nos siga em nossas páginas para não perder nenhuma novidade.
Veja o episódio através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=82HYTzW_CTk
Instaram: https://www.instagram.com/camaradediadema/
Facebook: https://www.facebook.com/share/1A4qmmGxfD/
Texto: Pedro Lopes - com supervisão de Wilson de Sá
Câmara de Diadema
Departamento de Comunicação e Cerimonial
Aguarde, carregando notícia!
Rodrigo Capel cria o Dia da Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência