Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Diadema lança memorial virtual em homenagem às vítimas do feminicídio

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  26/04/2024 - 17:54:44 - Assessoria de Imprensa

    Em sessão solene na tarde desta sexta-feira (26), no plenário da Câmara Municipal de Diadema, foi realizado o lançamento do Memorial das vítimas de feminicídio em Diadema - Fernanda Gomes. O evento ocorreu por proposta do vereador Neno e contou com as presenças da vereadora Lilian Cabrera, da vice-prefeita Patty Ferreira, da primeira-dama Inês Maria Filippi e de Sebastiana Gomes de Andrade, mãe da jovem que nomeia o memorial após ter sido assassinada por seu ex-companheiro em 15 de março de 2023.

    O memorial inicialmente é um projeto virtual e está hospedado dentro do site da Prefeitura de Diadema, mas algumas das oradoras presentes sugeriram também que, em uma segunda fase, ele seja também físico em alguma região da cidade. O evento foi apresentado por Carla Zulu e teve também apresentações musicais do coral do programa Mulheres em Movimento, implementado pela Secretaria de Esportes e Lazer da cidade.

     

    “Coração apertado”

    Proponente do evento, Neno saudou os presentes, salientou a importância da temática e, na sequência, passou a presidência da sessão para Llian Cabrera. “Em 15 de março de 2023, nossa cidade foi impactada pelo assassinato da jovem Fernanda Gomes. O caso não foi um fato isolado, se insere num processo de crescimento dos casos de feminicídio do brasil e também em nossa cidade. A construção do memorial ocorre para que a sociedade não banalize a violência contra as mulheres, que só cessará com luta social contínua que deve envolver todas esferas do poder”, apontou Neno.

    Lilian qualificou o momento como um espaço de “reflexão e atenção”: “Nós mulheres queremos viver, na cidade de Diadema temos um prefeito que tem se preocupado com políticas para o enfrentamento de qualquer forma de violência contra as mulheres, então precisamos seguir nessa luta em defesa da vida”, declarou a vereadora.

    Já a primeira-dama Inês Maria se disse “de coração apertado por estar numa cerimônia como essa, nós estamos de luto pela Fernanda e por todas as mulheres assassinadas diariamente no nosso país”. “E não só assassinadas, mas violentadas de todas as formas, do ponto de vista físico, psicológico, material. É um momento de muita dor, queria que a dona Sebastiana se sentisse abraçada pela cidade. Enquanto alguma mulher estiver sendo violentada, nós temos que nos unir enquanto sociedade e enquanto cidade. Não é uma luta fácil, precisamos estar unidas em todas as frentes: contra machismo, patriarcado e racismo”, concluiu.

     

    “Que a gente não esqueça nunca”

    Na sequência, a vice-prefeita Patty Ferreira salientou que “não podemos deixar o que acontece com as mulheres escondido. Precisamos compartilhar denunciar e sofrer para superar essa situação. Nós não queremos lutar sozinhas, precisamos dos homens também defendendo a luta das mulheres. Que a gente possa acabar com o feminicídio e com todas as violências contra as mulheres”, apontou Ferreira, para quem o memorial, “mesmo que virtual, vai fazer com que a gente acolha essas famílias e seja ouvida contando nossas histórias. E que a gente não se esqueça nunca!”.

    Logo após, Sheila Onório, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Diadema, leu um texto sobre a atuação e o papel da coordenadoria, apresentou o site do memorial e entregou um buquê de flores para a mãe de Fernanda.

    O Memorial das vítimas de feminicídio em Diadema - Fernanda Gomes pode ser acessado no seguinte link, no qual há espaço também para que mais histórias envolvendo violências contra mulheres sejam contadas, denunciadas e, principalmente, combatidas:

    https://portal.diadema.sp.gov.br/coordenadorias/mulheres/deixara-saudade/

     

     

     

    Texto e fotos: Júlio Delmanto

     

    Câmara de Diadema

    Departamento de Comunicação e Cerimonial

    www.cmdiadema.sp.gov.br

    imprensa@cmdiadema.sp.gov.br

     

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando