Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Câmara concede título de cidadão diademense ao pastor Reinaldo Alves do Amaral

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  19/04/2024 - 20:33:27 - Assessoria de Imprensa

    Em sessão solene ocorrida na noite desta sexta-feira (19), a Câmara Municipal de Diadema concedeu título de cidadão diademense ao pastor Reinaldo Alves do Amaral, da Igreja Quadrangular, em cerimônia realizada por iniciativa do vereador Reinaldo Meira – que presidiu os trabalhos.

    Além de Meira e do homenageado, compuseram a mesa do evento Taka Yamauchi, presidente da SP Obras e pré-candidato a prefeito em Diadema, os reverendos Cátia Cilene Reis de Souza, Valdo Bispo Souza, Ivaldo Teles Souza e Luís Carlos, da Igreja do Evangelho Quadrangular de São Bernardo do Campo, o pastor Jason Lemos, da Igreja Quadrangular, o pastor Eurípedes, da Igreja Quadrangular de Diadema, o pastor Guilherme Ferreira, da Igreja Quadrangular Nova Petrópolis em São Bernardo, os ex-vereadores Adelson, Luiz Paulo e José Carlos, a pastora Júlia da Glória Gomes do Amaral, esposa do homenageado, e Hilton Moreira, presidente do Solidariedade em Diadema.

    Após a execução do hino nacional, foi exibido um vídeo com depoimentos de amigos, familiares e integrantes da igreja do Pastor Reinaldo, no qual foram relatadas algumas histórias de pessoas que teriam sido ajudadas e aconselhadas pelo homenageado da noite.

    Taka Yamauchi foi o primeiro orador a ocupar a tribuna, apontando que o pastor Reinaldo “traz a alma, a presença e a fé de Jesus no trabalho de envergadura que realiza na cidade”. Nas palavras de Yamauchi, a homenagem representou “um dia de justiça por toda sua dedicação a nossa cidade”. “Sua força, fé, coração e amor ao próximo são exemplos para todos nós, cristãos”, concluiu.

     

    Na sequência, o ex-vereador José Carlos desejou muitos anos de vida ao pastor, “para que possa seguir ajudando nosso povo tão sofrido e tão carente de Diadema”, seguido do também ex-vereador Adelson, que saudou a “grande iniciativa” de Reinaldo Meira, uma vez que “todo mundo conhece o belo trabalho do nosso pastor, que com certeza ainda vai fazer muito por Diadema, uma cidade que cresceu exatamente com esse tipo de trabalho e de luta diários”.

    Um novo vídeo foi então exibido, dessa vez com uma seleção de fotos, acompanhada de música gospel, representando a atuação religiosa de Reinaldo ao longo dos anos.  Em seguida, alguns dos líderes religiosos presentes fizeram uso da palavra, assim como Reinaldo Júnior, filho do homenageado.

    O proponente da homenagem falou na sequência. Dizendo-se emocionado, Reinaldo Meira salientou que está acostumado a ocupar a tribuna para falar de política: “Mas falar do pastor Reinaldo é fácil e difícil. Vou começar lembrando de quando eu trabalhava na ouvidoria do Hospital Municipal, quando conheci o Reinaldo. De lá para cá passei a admirá-lo e escutá-lo atentamente, inclusive no último domingo, quando fui à sua igreja. É uma homenagem mais do que merecida”, concluiu Meira, que, logo após a exibição de mais um vídeo com depoimentos, entregou o título nas mãos do pastor, sob aplausos dos presentes.

    Após receber o título, o pastor Reinaldo agradeceu ao vereador proponente e aos presentes, e disse que "se não fosse por Deus eu não estaria aqui, então ofereço a Ele esse título. Quando eu cheguei em Diadema, em 8 de agosto de 1970, nunca poderia imaginar que isso estaria acontecendo. Deus me deu o privilégio de viver até hoje, estou vivo porque Ele é vida". 

     

    Morador de Diadema desde 1970 e integrante da Igreja Quadrangular desde 1976

    Reinaldo Alves do Amaral nasceu em Cataguases, Minas Gerais, em 1948, e mudou-se para Diadema em 1970, aos 22 anos. Após trabalhar nas empresas Conforja, Ferro Peças Villares e Nakata, teria recebido um diagnótisco médico lhe dando poucos meses de vida, o que teria estimulado sua conversão religiosa.

    Em 1975, casou-se com Júlia, com quem teve quatro filhos - um deles também pastor. No ano seguinte, Reinaldo tornou-se diácono da Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim Marilene, e em 1986 tornou-se pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim Campanário. Em 1991, assumiu a Igreja Quadrangular, atualmente localizada na Rua das Jabuticabeiras.

    De acordo com o projeto de Reinaldo Meira, "o reverendo Reinaldo trabalhou e continua trabalhando de forma dedicada, incansável e honrosa como servidor, educador e propagador da palavra de Deus", o que justificaria a concessão da homenagem, bastante celebrada por todos os presentes.

    Fundada pela evangelista canadense Aimee McPherson, em 1923, a Igreja do Evangelho Quadrangular tem sua sede internacional em Los Angeles nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil no início dos anos 1950 por meio dos pastores Harold Williams e Jesus Hermínio Vasquez Ramos. A primeira unidade brasileira da igreja foi fundada em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo. Segundo senso da entidade, a igreja estaria atualmente presente em cerca de 150 países.

     

     

    Câmara de Diadema

    Departamento de Comunicação e Cerimonial

    www.cmdiadema.sp.gov.br

    imprensa@cmdiadema.sp.gov.br

     

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando