Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Sessão solene concede medalha do mérito esportivo à jovem atleta Letícia da Silva Maciel

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  03/04/2024 - 20:21:17 - Assessoria de Imprensa

    A Câmara de Diadema homenageou, nesta quarta-feira (3) a jovem atleta Letícia da Silva Maciel com a Medalha Legislativa do Mérito Esportivo ou Artístico. O evento ocorreu por iniciativa do vereador Boy e contou com a presença de dezenas de familiares e amigos de Maciel.

    Além do proponente e da homenageada, a mesa da homenagem foi composta por Juninho do Chicão, presidente local do Progressistas, por Lilian e Ricardo Maciel, pais da atleta, por Ricardo Júnior e Larissa, seus irmãos, Lucas Prates, seu namorado, André Reis, seu primo, pelos professores de Educação Física Eliana Ventura, Carlos Alberto e Vitor Caetano, e pelo árbitro de basquetebol Jacó.  Também foi exibido um vídeo com diversos depoimentos de amigos, colegas atletas e familiares de Letícia.

    Ressaltando a importância de valorizar quem pratica esporte, o vereador Boy, que também é professor de Educação Física, destacou a já vencedora trajetória de Letícia, que apesar de jovem conquistou ótimos resultados, e, principalmente, o fato dela ter uma carreira muito promissora pela frente, que trará muitas alegrias para os diademenses e também, quem sabe, para os brasileiros. “O nosso papel é representar a população de Diadema e também o esporte, que é uma ferramenta de transformação e foi uma das bandeiras que eu carreguei em minha campanha”, salientou Boy.

     

    “Guerreira”

    Juninho do Chicão também parabenizou Letícia, apontando que a atleta é “uma filha de Diadema, que estudou em escola pública e pisou no barro como nós e que está representando nossa cidade no Brasil inteiro, o que é uma grande alegria para nós”. “A gente sabe da falta de incentivo e da falta de estrutura que o esporte tem no nosso país, mas trazer aqui a sua história inspira e orgulha todos nós”, concluiu.

    Na sequência, sua professora Eliana Ventura apontou que Letícia “representa a nós com um carisma tão grande”. “Atleta precisa de muita força e decisão, não é fácil, é tão difícil, não é só o momento da prova. A partir do momento que a Letícia começou a correr ela começou a dar essa oportunidade a seu corpo para que ela chegasse onde está chegando. E quando ela está treinando, que não é pouco, só ela sabe o que ela passa”, concluiu Ventura.

    Emocionada, a mãe de Letícia agradeceu a Deus e aos presentes, e definiu sua filha como “uma guerreira incansável”: “A meta dela é ir pras Olimpíadas, e eu sei que ela estará lá”. Estrela da noite, em sua fala a jovem atleta também agradeceu aos presentes e a Deus, e se disse muito feliz. “Sem vocês eu não estaria onde estou agora, muito obrigada a todos”, finalizou.

     

    Cria da escola pública

    Nascida em Diadema, Letícia tem 22 anos, e pratica atletismo desde os 13 anos, quando estudava na Escola Estadual Antonieta Borges. Os bons resultados, incentivados pelo então professor Vitor Caetano, renderam um convite para que ela treinasse no Instituto Elisângela Maria Adriano (IEMA), em São Caetano, onde conheceu Valdemar Etsuo Nakaue, seu treinador até hoje.

    Letícia começou correndo provas de fundo, como as de 3 mil e 5 mil metros, mas se deu bem mesmo nas provas de 400 metros e 400 metros com barreira, suas especialidades. Com diversas participações em importantes competições nacionais e internacionais, a atleta também já compôs a seleção brasileira sub-23, se aproximando a cada dia de seu maior sonho: representar o Brasil nas Olimpíadas.

     

     

    Texto e fotos: Júlio Delmanto

     

    Câmara de Diadema

    Departamento de Comunicação e Cerimonial

    www.cmdiadema.sp.gov.br

    imprensa@cmdiadema.sp.gov.br

     

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando