Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Médica Rejane Calixto Gonçalves é a mais nova cidadã diademense

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  22/03/2024 - 20:59:21 - Assessoria de Imprensa

    Em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (22), a Câmara Municipal de Diadema homenageou a médica Rejane Calixto Gonçalves com o título de cidadã diademense. O evento, que contou com apresentação musical da Lira Musical de Diadema e lanche servido aos presentes, ocorreu por proposta do vereador Edval da Farmárcia e lotou o plenário da Casa.

    Além da homenageada, compuseram a mesa do evento Orlando Vitoriano, presidente da Câmara, Edval da Farmácia, autor da proposta, os vereadores Josa Queiroz e Lilian Cabrera, a vice-prefeita Patty Ferreira, a primeira-dama Inês Maria Filippi, o secretário de Saúde de Diadema Zé Antônio, Laura Marques, presidente do Conselho Popular de Saúde, Roberto Silva, presidente do Lions Internacional Diadema, e os três filhos de Rejane, Júlia, Larissa e André. Após chegar durante o evento, o prefeito José de Filippi Jr também passou a compor a mesa.

    Também estiveram presentes à homenagem o ex-prefeito e secretário de governo de Diadema, Mário Reali, a secretária de Governo, Fatinha Queiroz, o secretário de Planejamento e Gestão e também secretário de Segurança, Deivid Couto, a secretária de Esporte e Lazer, Luciana Avelino, a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanchez, Zuleika Maria, da Secretaria de Assistência Social, Márcia Damasceno, da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Robson de Carvalho, coordenador de Politicas de Cidadania e Diversidade, e Maria José Lima de Aragão, Controladora do município.

    Foi exibido, ainda, um vídeo de saudações enviado de Brasília por Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais.

     

    Legado à frente da Secretaria de Saúde de Diadema

    “Essa casa se sente sempre honrada em homenagear pessoas, mas, mais ainda, quando se trata de pessoas que cuidam da Saúde”, declarou Orlando Vitoriano, abrindo a sessão. “O título foi concedido pelo Edval da Farmácia, mas aprovado por unanimidade pelos 21 vereadores dessa Casa”, complementou, qualificando a iniciativa de Edval como “brilhante”.

    Lembrando que o título é a maior honraria de nossa cidade, Josa Queiroz salientou o quanto Rejane “trabalhou por essa cidade” e afirmou ter sido “um prazer enorme” trabalhar com a homenageada, mesmo em momentos difíceis como a pandemia, “época em que havia um governo negacionista que trabalhava contra a vida das pessoas e que dizia que era só uma gripezinha”. Lilian Cabrera também enfatizou o legado de Gonçalves após seus dois anos à frente da Secretaria de Saúde de Diadema, e cumprimentou-a “pela história construída nessa cidade”.

    Após falas de Zé Antônio, Mário Reali, Roberto Silva e Patty Ferreira, o prefeito José de Filippi Jr ocupou a tribuna e também saudou a homenageada da noite. “É uma grande alegria saudar aqui minha amiga e companheira Rejane”, iniciou o chefe do Executivo local, que parabenizou Edval da Farmácia pela iniciativa, elogiou a coragem e o empenho de Rejane durante a pandemia e expressou sua “profunda gratidão” pelo trabalho de sua ex-secretária, de quem também foi colega na Secretaria de Saúde de São Paulo durante a gestão de Fernando Haddad como prefeito.  

    Já Edval da Farmácia destacou sua admiração pela homenageada e enfatizou sua atuação à frente da pasta da Saúde durante a pandemia. “Especializada em saúde pública, com passagem marcante pela secretaria de Saúde em São Paulo, esteve na linha frente edo combate ao coronavírus e pavimentou uma avenida que o atual secretário Zé Antônio seguiu caminhando”. Segundo Edval, Rejane foi fundamental para a reforma de UBS e para a realização do projeto do novo hospital que está sendo construído na cidade.

     

    Identificação com Diadema

    A última oradora da noite, como de costume, foi a homenageada. Muito emocionada, Rejane chegou a dizer que o título faz com que ela se sinta “nascendo de novo”. Dizendo-se “extremamente feliz e honrada” e agradecendo especialmente ao vereador Edval da Farmácia, Gonçalves apontou que “desde que pisei pela primeira vez em Diadema eu tive uma enorme identificação com o povo dessa cidade, e então essa homenagem é muito importante para mim”.

    “É muito gratificante saber que nosso trabalho foi visto e reconhecido pela população e pelo Poder Legislativo, que aprovou essa indicação por unanimidade”, prosseguiu, afirmando que sua gestão “partiu praticamente do zero” na instrumentalização do município para o enfrentamento da covid-19. “Nós vivemos a cada dia uma agonia diária para enfrentar aquele desafio e, ao mesmo tempo, ainda atender os outros que tinham problemas para além do coronavírus”, recordou, lembrando de diversas etapas difíceis, e fundamentais, na luta pelo isolamento social, pela proteção e pela imunização da população.

    “Ao final, Diadema foi exemplo tanto na vacinação quanto no enfrentamento dos casos, nós fizemos bonito” complementou Rejane, muito aplaudida. “Graças ao apoio do prefeito Filippi e ao apoio dos meus colegas secretários, conseguimos ultrapassar as barreiras e entregar resultados para a população”, prosseguiu, antes de concluir: "Esse título mostra que todo o esforço valeu a pena".

     

    Defesa do SUS

    Nascida em Caruaru, Pernambuco, Rejane Calixto graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Piauí, em 1985, mudando-se para São Paulo no ano seguinte - cidade na qual se especializou em cardiologia clínica, saúde coletiva e medicina do trabalho.

    Conhecida por sua defesa do SUS, foi servidora da Secretaria Municipal de Saúde da capital paulista por 33 anos e participou de movimentos sociais da área na zona leste da cidade nos anos 1980 e 1990.

    Em janeiro de 2021, assumiu a Secretaria de Saúde de Diadema, em plena pandemia de covid-19.  Presidiu o Comitê Intersecretarial de Acompanhamento das Ações para Combate à Covid-19 e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), criou o Programa UBS Nota 10 e deu início a reestruturação da Rede de Urgência e Emergência. Ficou no cargo até o início de fevereiro de 2023, quando foi substituída pelo atual secretário Zé Antônio.

     

     

     

    Texto e fotos: Júlio Delmanto

     

    Câmara de Diadema

    Departamento de Comunicação e Cerimonial

    www.cmdiadema.sp.gov.br

    imprensa@cmdiadema.sp.gov.br

     

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando