Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Câmara aprova mudança em concurso para Guarda Civil Municipal

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  19/08/2022 - 15:12:31 - Assessoria de Imprensa

    Projeto avalizado em definitivo inclui curso de formação no processo seletivo para ingresso na corporação

     

    Na sessão de quinta-feira, 18 de agosto, a Câmara de Diadema aprovou em segunda votação projeto do prefeito José de Filippi Júnior que modifica o Estatuto da Guarda Civil Municipal (GCM) e estabelece nova etapa para o concurso público de ingresso na corporação: o curso de formação.

    No formato atual do processo seletivo, o treinamento é dado ao candidato já aprovado. Com a mudança, passará a ser a última fase da seleção. O curso terá duração de três meses, período em que o concorrente receberá ajuda de custo equivalente a 70% do vencimento de um guarda de 3ª classe.

    A proposta recebeu 16 votos favoráveis e cinco contrários. Uma emenda ao projeto que visava corrigir inconsistência no tempo de duração do curso foi aprovada por unanimidade. “Com a aprovação da proposta, logo sairá o edital e o concurso, que terá como principal novidade a paridade de gênero. Do total de 100 vagas, 50 serão preenchidas por mulheres”, revelou o líder de governo na Câmara, vereador Zé Antônio.

    Outros cinco projetos de autoria dos vereadores também receberam o aval da Casa, dos quais três em primeira votação, um em segunda e um em votação única (decreto legislativo).

    Destaque para a proposta do presidente da Câmara, vereador Josa Queiroz, que concede a lideranças dos povos ciganos e ativistas dos direitos desse grupo étnico a medalha legislativa Santa Sara Kali. Segundo o projeto, serão homenageados: Dom Jorge Pierozan, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo; Ignez Edite Carneiro, da Pastoral Nômade do Brasil; Ronn Marckes, músico cigano, além de Flavio Nalini e José Daniel Juarez Rolim, lideranças ciganas. A medalha recebeu o nome da padroeira desse povo.

    A Câmara também deu aval ao projeto do vereador Lucas Almeida que quer dar a obesos e portadores de fibromialgia (doença que provoca dor crônica e generalizada) a mesma prioridade no atendimento já concedida a idosos, grávidas e pessoas com deficiência em agências bancárias, transporte e repartições públicas municipais. A proposta foi aprovada em segunda votação e, agora, segue para a sanção do prefeito.

    Mais informações podem ser obtidos no site www.cmdiadema.sp.gov.br, nos links Ordem do Dia e Projetos Lidos. Acompanhe também nossas redes sociais: Facebook (/camaradediadema) e YouTube (TV CMDIADEMA).

     

    Foto: Giovane Santos/CMD

    Vereadores deram aval a cinco projetos na sessão de 18 de agosto

     

    19/8/2022

    Câmara de Diadema

    Departamento de Comunicação e Cerimonial

    www.cmdiadema.sp.gov.br

    imprensa@cmdiadema.sp.gov.br

    (11) 4053-6746

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando