Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Câmara concede título de Cidadã Diademense a Manoracy Medeiros

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  15/08/2022 - 10:30:11 - Assessoria de Imprensa

    Honraria foi entregue pelo vereador Neno à ex-professora da rede municipal de ensino

     

    A ex-professora da rede municipal de ensino Manoracy Vitar Medeiros recebeu na quarta-feira, 10 de agosto, o título de Cidadã Diademense durante sessão solene realizada na Câmara. A honraria foi entregue pelo vereador José Aparecido da Silva, o Neno, que também propôs a homenagem por meio do decreto legislativo aprovado por unanimidade no plenário da Casa, em 14 de julho.

    Com o plenário lotado, depoimentos emocionados de amigos e parentes – na tribuna e em vídeo –  lembraram a trajetória de Manoracy, que também deu importante contribuição para a comunidade cristã da cidade.

    Irmã Manô, como é conhecida, nasceu em Barretos, no interior paulista, em 17 de dezembro de 1941. Foi  no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora que descobriu sua vocação religiosa e fez a opção pelos mais vulneráveis. Mais tarde, mudou-se para Lorena, onde cursou Letras, e depois para Araras, com a missão de constituir uma comunidade cristã na periferia da cidade, onde moravam boias-frias e cortadores de cana.

    Em 1981, irmã Manô foi transferida para a Comunidade Santo Dias da Silva, em Santo André. Ficou na cidade até 1993, quando a comunidade se mudou para São Bernardo. Três anos depois foi aprovada em concurso público para trabalhar como professora do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Diadema. Atuou na rede municipal de ensino entre 1996 e 2011, quando se aposentou. Seu trabalho a aproximou do Sindicato dos Funcionários Públicos da cidade (Sindema), do qual se tornou ativa militante.

    Paralelamente, Irmã Manô manteve o trabalho junto à juventude e às comunidades cristãs de Diadema, atuando em conjunto com a Irmã Iracema Schoeps. Merecem destaque os trabalhos na Associação de Moradores do Jardim Gazuza e na Paróquia Menino Jesus.

    “Manô tem uma trajetória muito rica, mas gostaria de fazer um recorte para a Manô que eu conheço: a da luta de classes, dos movimentos sociais – não só de Diadema, mas do Brasil. Manô esteve presente nos grandes momentos de luta da população. Por isso, só temos a agradecer por tudo que você fez pela cidade”, disse Neno.

    “Tenho consciência de que esta homenagem dirigida a mim se estende a muitas pessoas a quem hoje represento (...) Porém, celebrar leva ao compromisso. Diante da negligência do Estado; diante de um sistema econômico, político e religioso em que a insensibilidade e a ganância se sobrepõem à vida; diante de um sistema desconectado da terra, do ar, das águas e das pessoas; diante da impunidade e da violência dos covardes contra o povo e o planeta, só denunciar, exigir e existir podem transformar situações de morte em vida”, disse Manô.

    Mais informações podem ser obtidos no site www.cmdiadema.sp.gov.br. Acompanhe também nossas redes sociais: Facebook (/camaradediadema) e YouTube (TV CMDIADEMA).

     

    Foto: Divulgação/CMD

    Manoracy recebe título de Cidadã Diademense das mãos do vereador Neno

     

    12/8/2022

    Câmara de Diadema

    Departamento de Comunicação e Cerimonial

    www.cmdiadema.sp.gov.br

    imprensa@cmdiadema.sp.gov.br

    (11) 4053-6746

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando