Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • No Dia da Conscientização sobre a Afasia, lei quer por fim em preconceitos

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  30/06/2020 - 11:42:13 - Assessoria de Imprensa

    Este 30 de junho é o Dia da Conscientização sobre a Afasia e em Diadema a data foi instituída, pela Lei Ordinária Nº 3874 de 12/07/2019m de autoria do vereador Márcio Júnior (Podemos). O objetivo é tornar pública as dificuldades de comunicação de um afásico e que não sejam mal interpretados como base em seu problema.

    A Afasia é um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação da pessoa e pode ocorrer de repente, após uma lesão ou um acidente vascular cerebral, ou desenvolver-se lentamente, devido a um tumor em crescimento no cérebro ou a uma doença.

    A doença afeta a capacidade da pessoa de se expressar e de entender a linguagem escrita e falada. Mas, quando a causa subjacente é tratada e o principal tratamento é a fonoterapia.

    São três os tipos de Afasia: A Wernicke, que acontece mais posteriormente no hemisfério esquerdo, locais que são responsáveis pela recepção da linguagem, ou seja, pela compreensão. A de Broca, que acontece nas regiões frontais do hemisfério, locais responsáveis pela expressão, ou seja, em como as palavras vão se unir para formar frases.

    E a global, que como o nome já sugere, é quando o AVC, por exemplo, afeta tanto as regiões frontais quanto as posteriores do hemisfério cerebral esquerdo. Sendo assim, o paciente sofre um misto das afasias de Wernicke (recepção) e de Broca (expressão). “Há instituições que trabalham com reabilitação de pessoas com afasia por meio da arte e da cultura com musicalização, psicomotricidade e estimulação cognitiva e devemos estimular esses trabalhos na cidade”, ressaltou Márcio Júnior.

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando