Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Por manutenção dos empregos, Josa propõe Audiência para discutir permanência da Ford

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  01/03/2019 - 17:59:51 - Assessoria de Imprensa

    Discutir a permanência e não a eventual saída da montadora Ford, que anunciou o fechamento da sua fábrica de Caminhões, em São Bernardo do Campo. Este será um dos temas que o vereador Josa Queiróz (PT) vai discutir na Audiência Pública que o parlamentar propôs na sessão ordinária desta quinta-feira, na Câmara de Diadema. O evento, que ainda terá a data definida, discutira também os empregos diretos e indiretos que seriam perdidos, caso a Ford deixe a região.
    Com o anúncio, 2.800 funcionários perderão seus empregos e a estimativa é de que, somados o recolhimento de impostos e os salários dos trabalhadores, deixem de circular, por ano, R$ 264,4 milhões na economia do Grande ABCDMRR, o que mostra o tamanho do dano social que o fechamento da fábrica provocará em nossa região. “Dos cerca de 2,8 mil trabalhadores diretos da Ford, ao menos 300 são de Diadema e outros 150 prestam serviços para terceirizadas da montadora”, ressaltou Josa.
    Segundo o parlamentar é preciso sair em defesa da dignidade e dos postos de trabalho. “Este é o momento em que vamos ver a capacidade de luta dos trabalhadores da nossa região e o compromisso dos governantes, em todas as esferas, em defesa da classe trabalhadora, uma vez que todas essas empresas foram atraídas para a região com incentivos fiscais, na segunda metade da década de 1940”, ressaltou.
    Para ele, é dever dos vereadores, da Câmara como um todo e das prefeituras da região mostrarem solidariedade e compromisso com o movimento e discutir soluções. “Precisamos articular toda a região para que os trabalhadores e suas famílias não sejam prejudicados”, completou.
    Josa lembrou que esse deve ser o papel da Câmara Municipal. Para ele, a eventual saída da montadora não é um problema só de São Bernardo, mas afeta também a economia do Estado. “Não temos como construir uma legislação proibindo a empresa de deixar a cidade, mas podemos discutir formas de criar as condições para que essa e outras empresas fiquem na nossa região”, enfatizou.
    O vereador lembrou o caso da empresa Delga, que enfrentou um problema em Diadema, ameaçou sair da cidade, mas os vereadores, junto com o sindicato e a própria empresa, encontraram uma solução e, com isso, mais de 700 empregos foram preservados.
    Josa quer a participação dos sindicatos representativos dos trabalhadores, dos representantes da empresa Ford do Brasil, da Prefeitura de São Bernardo do Campo, do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal na audiência. “Gostaria também que o Consórcio Intermunicipal entrasse nesta discussão e também apontasse possíveis soluções”, completou.

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando