Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Presidente da Câmara e Prefeito dão posse a prefeito e vereadores do Projeto Cidade Escola

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  17/04/2017 - 16:51:45 - Assessoria de Imprensa

    Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira, 17, na Câmara de Diadema, o presidente da Câmara de Diadema, Marcos Michels (PSB) e o prefeito em exercício Marcio Paschoal Giudício, o Márcio da Farmácia, deram posse, para um mandato de dois anos, ao prefeito, vice-prefeito e 15 vereadores eleitos no projeto Cidade Escola João Ramalho de Economia Solidária.

    Participaram do evento também os vereadores Jeoacaz Coelho Machado, o Boquinha (PPS), José Hudsomar Rodrigues Jardim, o Zé do Bloco (PV), Cícero Antônio da Silva, o Cicinho (PRB), Marcio Paschoal Giudício Júnior, Márcio Jr (PV) e Paulo Bezerra (PV). Para comemorar o pleito democrático, após uma eleição realizada na última quarta-feira, 12, antes da posse, os alunos saíram em caminhada da escola até a Câmara Municipal.

    A Cidade Escola João Ramalho de Economia Solidária é uma urbe fictícia que fica dentro da unidade estadual. Composta de 1.850 pessoas – alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental e do 3° Ano do Ensino Médio – elas cultivam hortas (estas de verdade) para ajudar no abastecimento da merenda. Cuidar dos canteiros faz parte da vivência dessa urbe e também é uma ação extracurricular que acontece no período de aula.

    O grupo eleito que integrará a administração solidária irá auxiliar na compra pública, no sentido pedagógico, dos alimentos produzidos nas hortas e fará recolhimento de impostos. Os vereadores serão responsáveis por fiscalizar o trabalho do executivo e propor alterações na legislação municipal.

    A cidade solidária começou a funcionar na escola estadual em 2016, com  anuência do Governo do Estado. A iniciativa de implantá-la foi da Casa da Economia Solidária de Diadema, programa ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que promove e incentiva empreendedorismo popular, cooperativismo e ações de cidadania que geram trabalho e renda.

    A urbe tem dinâmica própria, com atividades que envolvem trabalho e divisão de tarefas, legislação e moeda social, com nome de JR. Isto se personifica na ação dos mais de mil alunos que estudam em 36 salas de aula e cada uma delas representa uma cooperativa solidária gerenciada por presidente, vice e secretário.

    As salas-cooperativas atuam em setores que envolvem a plantação das hortaliças, viveiro de mudas, organização interna, comunicação, compostagem e reciclagem. Atualmente está em funcionamento 10 hortas que produzem alface, almeirão e rúcula durante todo o ano. Enquanto limpam, adubam e regam os canteiros, os estudantes aprendem sobre empreendedorismo, alimentação saudável, educação ambiental e ainda colaboram para enriquecimento da merenda escolar.

    “O princípio da colaboração é o ponto chave do projeto, que tem na horta escolar sua principal atividade, mas a transformação das salas de aulas em cooperativas e a experiência que a Cidade Solidária João Ramalho está trazendo é uma oportunidade primorosa para que os estudantes tenham de fato vivências e práticas de cidadania e de empreendedorismo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Laércio Soares.

    Escolas municipais

    Além da João Ramalho, outras 16 escolas da rede municipal de ensino também cultivam canteiros de hortaliças em suas dependências como atividade extracurricular.  O projeto conhecido como Hortas Escolares é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação, por meio do Programa Cidade na Escola.  A ação envolve 3.000 estudantes, entre 5 e 10 anos, e tudo que é colhido nos canteiros também vai para a merenda escolar.

     

    A Câmara Municipal de Diadema fica na Avenida Antônio Piranga, 474, Centro, Diadema.

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando