• José Aparecido da Silva (Neno)
  • PT
  • Sala

    09

  • Assistentes

    Francisco Nascimento(Chiquinho

    Francivaldo Rodrigues (Badá)

    Licio Lobo

    Roseli Aparecida (Rosa)

    Thamiris

  • Telefones

    (11) 4053-6765

    (11) 4053-6766

BIOGRAFIA

_______________________________

  • JOSÉ APARECIDO DA SILVA, mais conhecido como NENO foi eleito vereador de Diadema nas eleições municipais de 2020 e tomou posse no dia 1 de janeiro de 2021, integrando a bancada do PT ? Partido dos Trabalhadores.

    Morador de Diadema desde 1966, nasceu numa família humilde de origem nordestina, como tantos moradores que ajudaram a construir a nossa cidade. Com seus irmãos e irmãs, cresceu vivendo a realidade do povo trabalhador e fez muitos amigos na sua infância e juventude, se destacando como um dos melhores jogadores nos bons tempos do futebol de várzea de Diadema.

    Ao lado do futebol, NENO passou a viver a política no começo dos anos 80, quando foi trabalhador metalúrgico e participou das grandes greves do ABCD que abalaram a ditadura militar e deram origem ao PT, ajudando a eleger Gilson Menezes o primeiro prefeito petista do Brasil no ano de 1982.

    Em 1984, NENO ingressou como funcionário público concursado na Prefeitura de Diadema, onde trabalha até hoje, tendo desenvolvido importantes tarefas nos setores de Abastecimento, Meio Ambiente e Esportes e atuado no Projeto Pé na Rua.

    Desde 2005 NENO atua na direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, tendo sido eleito presidente desta entidade sindical em 2014, função que exerceu até junho de 2020. Atualmente compõe a Diretoria Plena desta entidade sindical.

    Veja abaixo os compromissos assumidos por NENO para o seu mandato de vereador na Câmara Municipal de Diadema

     

    COMPROMISSOS DO NENO PARA UM MANDATO DE LUTA, POPULAR E SOCIALISTA

    1) Serviço público e direitos do funcionalismo: apoio à luta pela reposição das perdas salariais, em defesa do IPRED (Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Diadema) e por condições dignas de trabalho, contra o desmonte do serviço público, apoiar a luta contra as terceirizações e em defesa de concursos públicos, contra a Reforma Administrativa de Bolsonaro e Guedes

    2) Habitação de Interesse Social: defesa de uma forte ação de manutenção nos núcleos habitacionais e assistência técnica para melhorias habitacionais, com criação de cooperativas dos moradores dos núcleos habitacionais para atuarem na realização das obras, com geração de emprego e renda; apoio às Associações de Luta por moradia

    3)Juventude: apoio à organização autônoma da juventude em coletivos culturais e esportivos, apoio à criação de cursinho popular comunitário, apoio à criação de cooperativas de trabalho da juventude para desenvolvimento de trabalhos sociais

    4)Mulheres: apoio à luta das mulheres pela pauta feminista, combate à violência contra as mulheres, defesa das ações de defesa da saúde da mulher e direitos reprodutivos, defesa do programa Mulheres em Movimento, apoio à criação de cooperativas de trabalho das mulheres e fortalecimento da Casa Beth Lobo, apoio à luta por creches.

    5) Movimento Negro: apoio à luta antirracista, em defesa da liberdade de culto e apoio às culturas de matrizes africanas, incentivo ao ensino da História da África no ensino fundamental.

    6) Luta LGBTQIA+: defesa da pauta da comunidade LGBTQIA+, aplicação da lei de combate à homofobia, apoio às entidades de luta da população LGBTQIA+

    7) Cultura: apoio às organizações e coletivos autônomos de produção cultural da cidade, democratização dos espaços culturais de uso público, apoio às/aos artistas e produtoras/es culturais locais, apoio às diversas manifestações culturais.

    8) Esportes: apoio às atividades esportivas de base e democratização do acesso aos espaços esportivos de uso público, apoio às atividades esportivas de alto rendimento, apoio ao futebol amador e ao exercício das demais modalidades esportivas

    9) Meio Ambiente: luta pela criação de parques públicos, ciclovias, implantação de coleta seletiva em toda cidade, luta pela tarifa social de água e esgoto para a população de baixa renda.

    10) Transporte Público: luta pela integração gratuita e pelo fim das catracas nos terminais de Diadema e Piraporinha, em defesa dos direitos dos trabalhadores do transporte público, pelo controle social na definição da tarifa do transporte coletivo.

    11) Alimentação Escolar e Agricultura Familiar: luta pelo cumprimento da legislação que exige que parte importante da alimentação escolar seja composta por produtos da agricultura familiar, incentivo à luta por hortas comunitárias

    12) Educação Pública e Gratuita: luta contra a privatização do ensino, para que todos os espaços públicos sejam administrados pelo poder público, aumento do atendimento em creches, defesa dos direitos dos profissionais da educação, fortalecimento do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

    13) Saúde Pública: defesa do SUS, valorização da atenção básica e do trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde, valorização de todas/os profissionais da Saúde, apoio à luta contra a implantação das OSS na Saúde.