Arquivos para: Novembro 2009, 23

23.11.09

Permalink 11:11:37, por Wilson, 278 palavras, 113 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

PT define rumo em Diadema hoje

Quatro chapas disputam o Processo de Eleição Direta (PED) do PT de Diadema hoje. Nos bastidores, entretanto,militantes dão como certa a vitória de Josemundo Dário Queiroz, o Josa, ex-secretário de Habitação e candidato pela chapa Partido unificado. O petista conta com apoio de várias correntes internas, como a Construindo um Novo Brasil (CNB), grupo majoritário em nível nacional, além da Mensagem ao Partido, Novos Rumose Movimento PT. Também tem a preferência das lideranças importantes, como o prefeito Mário Reali, o ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal José de Filippi, e o atual presidente do diretório e chefe de gabinete do prefeito, Antônio Fidelis (PT). Quatro dos cinco vereadores da Câmara participam da chapa – que, segundo Josa, tem como objetivo unificar o PT na cidade. “Lutamos para buscar a unidade. A atual direção foi extremamente competente no resultado eleitoral, mas agora propomos avanço na comunicação partidária”, ressaltou. O ex-secretário ganhou adesão de diversos colegas durante a composição do governo, inclusive de Reali. Única vereadora do PT a não participar da chapa Partido Unificado, Irene dos
Santos apoia Licio Gonzaga Lobo Júnior, candidato com propostas mais à esquerda para a legenda. A Articulação de Esquerda é apontada internamente como a única com chance de levar a disputa ao segundo turno. O vencedor, assim, só seria definido dia 6 de dezembro. Outros dois concorrentes, o professor José Reinaldo e o 1º suplente de vereador pelo PT, Ronaldo Lacerda, participam da disputa como coadjuvantes, tentando abocanhar adesões, de acordo com membros da sigla.

(Diário Regional - 22/11/2009)

Permalink 10:55:56, por Wilson, 492 palavras, 193 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

Arte circense completa 1 ano em Diadema

Não existe criança pequena demais que não compreenda a graça, leveza ou dificuldade do trapézio, ou adulto velho demais que não se surpreenda e se divirta com os palhaços no picadeiro. A magia e a alegria do circo contagiam e tornam o mundo um lugar melhor e mais colorido. Faz um ano que os 417 alunos do Circo Escola de Diadema aprendem o quanto é bom assistir a um espetáculo circense, mas que é muito melhor fazer parte do elenco.
"Em um ano de funcionamento pudemos trazer muitos benefícios para a cidade, como a oportunidade de cultura e lazer a famílias inteiras. Os moradores tomaram posse do espaço e o local se tornou referência. Porém, acredito que o mais se destacou foi a quantidade de alunos atendidos. No início, nosso convênio era para atendimento de apenas 200 pessoas, mas hoje já temos mais de 400", disse Viviane Tapia, coordenadora e orientadora pedagógica das oficinas.
Bruna Alves, 19 anos, entrou para arte circense aos 16, por intermédio de projeto em São Bernardo. Ao se mudar para Diadema, há um ano, a jovem não perdeu tempo e se matriculou no Circo Escola, onde faz aulas de acrobacia de solo, tecido, bambu e malabares. "O circo me trouxe prazer, trabalho, arte. É uma verdadeira paixão. A estrutura daqui é muito boa, não tem nem como comparar com o local onde comecei. Lá fazíamos aula dentro de pavilhão. Aqui é lona, o que deixa tudo mais real", afirmou a moradora do Promissão.

Cursos gratuitos

A lona de 1.200 metros quadrados e capacidade para receber público de até mil pessoas fica no bairro Inamar e é resultado de parceria entre a prefeitura e o Grupo Tapias Voadores. O espaço realiza cursos gratuitos para comunidade, entre crianças, jovens, adultos e terceira idade. Para o próximo ano, o objetivo é ampliar a capacidade de atendimento e eliminar a lista de espera, que hoje conta com cerca de 300 crianças.
"Para 2010 temos duas grandes metas. A primeira é ampliar o número de alunos e tentar acabar com a demanda reprimida. Além disso, queremos lançar turmas de profissionalização circense. Na última semana dois jovens alunos representaram o espaço no 1º Festival de Circo realizado pela Prefeitura de São Paulo. São esses e outros talentos que nos motiva a querer capacitar os jovens que terminaram a fase de iniciação das artes circenses. Para no futuro serem inseridos no mercado de trabalho como artistas ou professores", pontuou Viviane.
Para comemorar o aniversário, no dia 25 o ator Marcos Frota, embaixador do circo da Unicef e representante da UniCirco, apresentará em conjunto com os alunos um espetáculo temático sobre cinema. O público poderá conferir o evento, gratuito, às 17h30.
Serviço ä Circo Escola Diadema, avenida Afonso Monteiro da Cruz, 259, Jardim União. Mais informações pelo telefone 4044-5263.

(Diário Regional - 23/11/2009)

Permalink 10:52:47, por Wilson, 475 palavras, 135 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

Câmara aprova transformação do Consórcio Intermunicipal em entidade pública

Assessoria de Imprensa - Na 40ª Sessão Ordinária de 2009, realizada na última quinta-feira (19/11), os vereadores de Diadema aprovaram, por unanimidade e em segunda votação, Projeto de Lei Complementar, de autoria do Executivo, visando à constituição do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Na prática, isso significa a transformação do Consórcio em entidade pública. O mesmo projeto está sendo analisado e votado nas demais Câmaras.
Além desse, os outros cinco itens que constavam da Ordem do Dia foram aprovados pela unanimidade dos 17 vereadores presentes.
Veja a seguir os projetos:
1. Projeto de Lei Complementar nº 021/09, de autoria do Executivo, ratificando o Protocolo de Intenções celebrado pelos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão pires e Rio Grande da Serra, visando á constituição do Consórcio Intermunicipal Grande ABC – 2ª votação.
2. Projeto de Lei nº 077/09, de autoria do Executivo, autorizando o Poder Executivo a celebrar convênio com a Sociedade Hispano Brasileira de Socorros Mútuos, instrução e Recreio – Casa de Espanha, objetivando à oferta de cursos de língua espanhola e atividades de expansão cultural aos servidores da Prefeitura de Diadema, Câmara Municipal, Saned, ETCD, Ipred e Fundação Florestan Fernandes e seus dependentes – 2ª votação.
3. Projeto de Lei 096/09, de autoria do Executivo, autorizando o Poder Executivo a permutar área de propriedade do Município diretamente com a R3 Investimentos S/A (Operação Urbana Graciosa – 2ª votação.
4. Projeto de Lei de autoria do vereador Talabi Fahel (PSC), alterando a Lei Municipal nº 1.897/00, que dispôs sobre a divulgação dos telefones úteis em próprios públicos – 1ª votação.
5. Projeto de Lei 088/09, de autoria do vereador Wagner Feitoza (PSB), dispondo sobre a afixação de placa, cartaz ou adesivo alusivo à prevenção e combate à pedofilia e ao abuso sexual de crianças e adolescentes, nos veículos de transporte coletivo que trafegam no Município de Diadema – 1ª votação.
6. Projeto de Lei nº 093/09, de autoria do vereador Manoel Eduardo Marinho, instituindo, no âmbito do Município, a Semana de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina – 1ª votação.
Consciência Negra – A Tribuna Livre da 40ª Sessão Ordinária foi ocupada pelo munícipe Dorival Aparecido Cardoso (foto), que é também locutor. Ele discorreu sobre tema “A Consciência Negra e sua importância para o futuro”. O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. “Minha intenção é pontificar não só minha posição com relação à política de consciência negra no nosso País, mas também marcar presença junto àqueles que lutam para que saia do papel tudo o que está apregoado no Estatuto da Igualdade Racial”, disse ele.

Leia: http://www.cmdiadema.sp.gov.br/index.php?p=noticias&n=1271
(Câmara Municipal de Diadema - 22/11/2009)

Permalink 10:51:32, por Wilson, 268 palavras, 99 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

Com cautela, Mário Reali dialoga com PSB em busca de acordo

Raphael Di Cunto - O prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), confirmou ontem em reunião no seu gabinete a intenção de trazer para sua base de apoio o PSB e avaliou que, agora, a possibilidade de o acordo acontecer está mais forte com a saída do ex-prefeito de São Bernardo William Dib (hoje no PSDB), dos quadros socialistas. “O panorama mudou completamente quando ele saiu.
O PSB sempre teve projeto social, mas o Dib o aproximava do PSDB”, pontuou.
Desde o primeiro dia de seu mandato, Reali tenta aproximar os socialistas de sua base de governo por considerá-los ideologicamente parecidos com o PT. No entanto, até agora a composição não teve sucesso, em parte por conta de acordos fechados para a eleição do ano passado.
Em 2008, o PSB coligou-se com o deputado estadual José Augusto da Silva Ramos (PSDB), adversário de Reali nas eleições. O atual presidente do partido, Manoel José da Silva, o Adelson (PSB), concorreu à vice-prefeitura na chapa dos tucanos.
Contudo, o que preocupa o prefeito não é o histórico do partido, mas como serão feitas as alianças para comportar os socialistas na administração. “A construção de uma relação com o PSB não pode destruir a relação com outros aliados”, ponderou. Embora afirme que não quer cargos, especula-se que a legenda esteja de olho nas secretarias de Transportes e Esportes. “Fazer o arranjo político para colocá-los no primeiro escalão é muito difícil”, contextualizou Reali, que disse estar satisfeito com seus atuais secretários.

(DGABC - 20/11/2009)

Permalink 10:50:17, por Wilson, 539 palavras, 122 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

Aos vereadores, Laércio explica caso das vans mas não se justifica

Elaine Granconato - O líder do prefeito Mário Reali (PT) na Câmara de Diadema, Laércio Soares (PCdoB), tentou esvaziar ontem, durante pronuncianamento aos vereadores, a denúncia feita pelo Diário na terça-feira sobre o uso irregular de veículos da Prefeitura dentro do Zoo Safári. Para o governo não houve irregularidade no uso do van da Prefeitura no Zoo Safári. Ele citou o caso da van cinza, prefixo 609, placas DYC (São Paulo), flagrada pelo Diário exatamente há uma semana com a logomarca da Prefeitura de Diadema adesivada, fazendo tour no parque.
"Aquele carro, divulgado pelo jornal, não prestava mais serviços à Prefeitura naquela sexta-feira. E o último dia de abastecimento no posto foi dia 6", afirmou. Procurado pela reportagem na sala de visita dos vereadores para mais esclarecimentos, logo após a justificativa em plenário, Laércio não saiu do local. Mais tarde, não atendeu aos celulares.
No entanto, Prefeitura e Transkomby, empresa que loca veículos à administração municipal e ao Zoo Safári, parecem não falar a mesma língua. Ontem à noite, Jordan Orlandino, que se apresenta como funcionário da empresa, confirmou que "a van adesivada está sempre a trabalho em Diadema".
E Orlandino justificou a razão de o veículo fazer tour com visitantes no Zoo Safári na sexta-feira, em pleno dia útil da semana. "Como estava ociosa na garagem da Prefeitura, mandamos para dar apoio ao parque. Porém, a van foi substituída por outra em Diadema."
Na quarta-feira, a mesma van que circulava pelo Zoo foi vista estacionada próxima à Secretaria da Saúde. Ontem, estava na garagem 1 da Prefeitura, localizada na Rua Marechal Floriano, conforme o Diário apurou.
O contrato da Prefeitura com a Transkomby prevê, em uma das cláusulas, que o combustível da frota terceirizada seja fornecido pela Prefeitura.
Bancada do PSB não se convence com defesa do governo
Os vereadores da bancada do PSB de Diadema, Célio Lucas de Almeida, o Célio Boi, e Wagner Feitoza, o Vaguinho do Conselho, não ficaram convencidos com a justificativa do líder do prefeito Mário Reali (PT) no Legislativo, Laércio Soares.
"Até que me provem o contrário, a van em questão tem contrato, usava gasolina e adesivo da Prefeitura de Diadema. Por isso, fiz requerimento e aguardo respostas completas da administração municipal e não com o desrespeito de sempre", afirmou Célio Boi, durante discurso na tribuna.
Antes dele, Vaguinho expôs o caso de um jovem, de 27 anos, com deficiência física e sem condições financeiras que necessita de transporte para a escola da cidade. "Desde março, solicito uma vaga e a Prefeitura diz que não tem. Engraçado que van para ir ver bichinho tem", alfinetou, ao acrescentar que comprovou in loco existir vaga para o transporte do jovem.
Além de Célio Boi, a bancada do PV também protocolou requerimento sobre a dupla jornada dos veículos da Transkomby na Prefeitura e no Zoo Safári.

Leia: http://www.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=8&id=5779243
(DGABC - 22/11/2009)

Permalink 10:49:26, por Wilson, 344 palavras, 105 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

Câmaras gastam R$ 756 mil para abastecer carros

Clébio Cavagnolle Cantares - As sete câmaras do Grande ABC gastam juntas R$ 63 mil mensais em combustível para a frota de veículos utilizados pelos parlamentares. No final do ano, o montante chega a R$ 756,3 mil. Diadema é o Legislativo com maior gasto, chegando a R$ 18,7 mil por mês. A Câmara de São Caetano é a que oferece maior regalia aos vereadores, que desfrutam dois veículos, sendo um do segmento luxo - Astra 2007 - no valor de R$ 48 mil cada. São Bernardo e Mauá também oferecem dois automóveis a cada parlamentar, porém mais "modestos". Os valores assombram, especialmente porque é comum observar os carros em circulação pelas cidades fora do expediente e, na maioria das vezes, sem os vereadores a bordo.
O especialista em Direito Público, Pedro Estevam Serrano, alerta para o princípio de finalidade e interesse público sobre o gasto com a frota. "O gasto deve atender à questão do uso exclusivo para o mandato. Se um vereador utiliza o carro para atividades fora do contexto, é possível que incorra em improbidade administrativa. Isso quer dizer que o uso particular, ou até mesmo para atividades partidárias, que não correspondem ao mandato público, devem ser investigados pelo MP (Ministério Público) e auditados pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado)", disse Serrano.
Em Diadema, onde os veículos gastam mais (R$ 18,7 mil por mês), a Câmara afirmou que o custo abrange lavagem e lubrificação. Cada um dos 17 gabinetes possui verba de R$ 1.100 mensais para isso (vereadores têm à disposição veículos Gol , comprados em 2007 por R$ 30.616).
Em seguida, Santo André aparece na segunda colocação do ranking de gastos: são R$ 13,8 mil por mês para os 21 Fiat Pálio ELX 1.4, adquiridos em 2007. Os vereadores têm direito ao consumo de 15 litros diários. No município, o custo de manutenção da frota chega a R$ 2.000 mensais.

Leia: http://www.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=8&id=5779534
(DGABC - 21/11/2009)

Permalink 10:48:35, por Wilson, 452 palavras, 107 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

MP analisa ofícios a Reali e Maninho sobre celulares

Elaine Granconato - Além de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá, Diadema também é alvo do MP (Ministério Público) que investiga a falta de legislação municipal que regulamente o uso de aparelhos celulares por parte do Executivo e do Legislativo. Detalhe: as contas mensais são pagas pelo erário público. Na mesa da Promotoria de Cidadania e de Defesa do Patrimônio Público estão para análise os ofícios em nomes do prefeito Mário Reali e do presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, ambos do PT.
O procedimento preparatório de inquérito foi aberto em outubro pelo promotor Jairo Edward De Luca, que estava em exercício na Comarca de Diadema, embora seja titular em São Bernardo. Agora, os documentos serão analisados pela promotora de Justiça substituta na Cidadania, Flávia de Lima e Marques.
Nos ofícios enviados ao Executivo e ao Legislativo, o promotor, na época, questionou sobre a quantidade de aparelhos celulares, quem utiliza os telefones, cópias dos contratos com as operadoras do serviço e de que forma é feito o controle do uso. O representante do MP se baseou em reportagens do Diário publicadas nos dias 20 e 28 de setembro sobre o uso de celulares pelo prefeito, vice-prefeito, secretários, vereadores e assessores das sete cidades do Grande ABC.
Com exceção de Rio Grande da Serra, na qual vereadores não têm o benefício, a Câmara de Diadema é a que lidera o ranking de gastos anuais dos legislativos da região.
Composta por 17 vereadores, despende mais de R$ 200 mil por ano (o dobro de Santo André, segunda Casa com mais gastos) com 126 aparelhos. Além dos parlamentares, 107 assessores de gabinete e dois secretários da Casa usam os celulares.
O secretário de Administração e Finanças do Legislativo de Diadema, Jaques Chasyn, um dos que utiliza o aparelho, disse ter encaminhado o ofício ao MP bem antes do prazo final.
"Encaminhei a documentação há cerca de 15 dias. Hoje, a operadora que presta o serviço de telefonia móvel é a Vivo, mas no início era a Nextel, em 2006", ressaltou.
Do lado do Executivo, além do prefeito Reali e do vice Gilson Menezes (PSB), secretários e servidores que exercem funções estratégicas e serviços públicos essenciais utilizam os aparelhos. Os custos mensal e anual não foram divulgados na época. A Prefeitura informou, por e-mail, que o ofício de esclarecimentos ao MP foi "protocolado" dia 13.

Leia: http://www.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=8&id=5779535
(DGABC - 22/11/2009)

Permalink 10:47:43, por Wilson, 336 palavras, 142 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

Empresa terá de explicar problemas em Diadema

Elaine Granconato - Hoje, a partir das 14h, na Câmara de Diadema, os representantes da TKTI Consultoria, empresa responsável pela votação eletrônica do Conselho Tutelar, terão de explicar a série de irregularidades ocorridas exatamente no dia 26 de julho, data em que a população foi, espontaneamente, votar em uma das 20 escolas municipais espalhadas pela cidade. O ponto principal será a dança dos números entre total de votos, de eleitores registrados no sistema e assinaturas coletadas nas atas. Mais uma vez, a imprensa deve ser impedida de acompanhar o depoimento.
Na EM (Escola Municipal) Tiradentes, por exemplo, foram registrados 301 eleitores, mas teve apenas uma assinatura. Na EM Santa Rita a situação não foi diferente. A ata apontou 255 votos, porém registrou 278 eleitores e 262 assinaturas. As mágicas dos números, no entanto, não foram contestadas pelo Ministério Público nem pela Comissão Eleitoral do CMDCA (Comissão Municipal da Criança e do Adolescente), órgão vinculado ao governo Mário Reali (PT) e responsável pelo pleito que elegeu dez conselheiros tutelares para mandato de três anos.
Além da divergência de números, outras irregularidades foram verificadas no processo, tais como urnas sem funcionamento na abertura do pleito, ausência da foto do candidato na tela do computador e problemas com a zerésima (operação que comprova a inexistência de votos gravados na memória). Sem obrigatoriedade do voto, muitos eleitores desistiram ao chegar nas escolas - muitas com filas. No total, 40 urnas foram espalhadas por 20 instituições de ensino. Outro fato curioso é que, mesmo sem o voto ter sido obrigatório, a eleição do Conselho Tutelar 2009 teve número elevado de votos brancos e nulos. Fato este, aliás, que deverá ser questionado pelo presidente e autor da CPI, Lauro Michels (PSDB). O relator da comissão é Orlando Vitoriano (PT).

Leia: http://www.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=8&id=5779646
(DGABC - 23/11/2009)

Permalink 10:42:49, por Wilson, 116 palavras, 109 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

Cena Política

Bastidores
No escuro 2
Já se passaram dez dias mas só agora a Câmara de Diadema resolveu discutir o apagão que atingiu 18 estados e o Paraguai. Ontem, os parlamentares aprovaram voto de protesto à política energética do governo federal. O requerimento foi proposto pelo tucano José Dourado e contou com votos, além dos outros quatro da oposição, de mais três governistas. O presidente Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), defendeu o governo e disse que apagão mesmo no governo Fernando Henrique Cardoso e agora foi um acidente. José Dourado não aguentou e disse que houve recentemente foi um clarão no escuro. Questão de ponto de vista

(DGABC - 20/11/2009)

Permalink 10:40:33, por Wilson, 242 palavras, 185 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

Diadema: com metade das urnas apuradas, Josa liderava

Loli Puertas - A eleição que escolherá o novo presidente do diretório petista em Diadema levou cerca de 3.300 militantes ao Clube Okinawa.
Até o fechamento desta edição, metade das urnas estavam apuradas e apontam Josemundo Dário Queiroz, o Josa - que conta com o apoio do atual prefeito de Diadema Mário Reali (PT) e do ex-chefe do Executivo José Filippi Júnior -, com 73% dos votos, seguido por Lício Gonzaga Lobo Júnior.
Josa nunca participou de eleições para a presidência do partido, mas em 2003 assumiu a função quando Mário Reali ganhou a eleição para deputado estadual. O candidato está apoiando Edinho Silva para o diretório estadual e José Eduardo Dutra para o nacional. Lício está ao lado de Renato Simões e Irina Lopes, respectivamente.
O diretório do PT de Diadema tem 7.800 filiados com direito a voto. O número de comparecimento e apoio a Josa não foram surpresa para o vereador e presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho. " Essa é a média de militantes que sempre vota nas eleições do diretório de Diadema." O vereador acredita que não haverá segundo turno no diretório de Diadema.
O PED/2009 de Diadema teve cinco chapas e quatro candidatos. Josa, Lício, Professor Reinaldo e Ronaldo Gonzaga.

Leia: http://www.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=8&id=5779664
(DGABC - 22/11/2009)

Permalink 10:37:36, por Wilson, 325 palavras, 97 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

SALATIEL SE REELEGE EM SÃO BERNARDO E JOSA SERÁ O NOVO PRESIDENTE EM DIADEMA

Karen Marchetti - Neste domingo militantes petistas elegeram a nova direção da legendaOs militantes petistas de São Bernardo reelegeram, com 1.967 votos, Wanderley Salatiel para comandar o diretório municipal do PT nos próximos dois anos. Em Diadema, o eleito foi Josemundo Dário Queiroz, o Josa com 2,2 mil votos. A vitória dos dois candidatos já era dada como certa, pois ambos tinham o apoio dos prefeitos, Luiz Marinho e Mário Reali, respectivamente. Em São Bernardo, 2.650 militantes foram às urnas neste domingo. Disputaram a direção do diretório seis chapas e três candidatos à presidência. Salatiel foi eleito com 1.967 votos (73.98%); o vereador Luizinho, com 307 votos (11.55%) e o militante Tauvanes, com 4,12%. Foram registrados 191 votos em branco (7.18%) e 72 nulos (2.71%). “A minha campanha foi feita nos dois anos de trabalho à frente do diretório. Vamos continuar trabalhando com a base nos núcleos e nas comunidades. Esse será o nosso desafio. Preparar os jovens. Dá formação política para a garotada e as mulheres e trabalhar pela unidade”, disse Salatiel. Os militantes de Diadema comparecem em peso na votação do PED deste domingo. Eram esperados cerca de quatro mil votantes e compareceram 3.298. Josa foi o mais votado, com 2,2 mil (71.82%), seguido de Licio Gonzaga Lobo, que contabilizou 527 votos (17.20%). O suplente a vereador do PT, Ronaldo Lacerda teve 301 votos (9.83%) e professor Reinaldo com 35 votos (1.14%). Nulos e brancos foram 81 votos e 154 votos, respectivamente. "A votação foi expressiva tanto para presidência como para a nossa chapa. Agora vamos colocar em prática nossa proposta que é continuar o trabalho feito pelo atual presidente e criar uma nova política de comunicação entre os militantes, além de fortalecer os trabalhos nos núcleos de base para criar unidade para eleger Dilma a sucessão à presidência”, disse Josa. A nova direção do partido tomará posse no dia 20 de fevereiro de 2010.

Leia http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=17465
(ABCDMaior - 22/11/2009)

Permalink 10:35:53, por Wilson, 279 palavras, 107 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

DIADEMA ELEGE CORTE DO SAMBA NESTA SEXTA

Juliana Finardi - Sete candidatas a rainha e quatro postulantes a Rei Momo participam da festaDiadema elege, na noite desta sexta-feira (20/11), a Corte do Carnaval 2010. Rei Momo, rainha, duas princesas e uma miss simpatia, além do cidadão e cidadã do samba sairão empossados do Centro Cultural Okinawa. Neste ano, estão disputando os postos mais altos da festa sete candidatas a rainha e quatro postulantes a Rei Momo. Os concorrentes, todos de Diadema, foram indicados pelas escolas de samba da cidade. O Instituto Embelleze, patrocinador do evento, vai preparar os concorrentes para a disputa. A Corte de 2009, que se despede esta noite, teve um ano inusitado. É que a rainha Ariana de Novaes Lima, 23 anos, reinou sozinha com as princesas. O Rei Momo foi destituído do posto por ter faltado às obrigações de seu reinado em uma das noites de Carnaval. Ariana, porém, comandou a Corte sem problemas. "Não senti muita dificuldade porque já tinha amizade com as princesas e a miss. Foi muito gratificante reinar durante todo o ano de 2009. Posso dizer que o Carnaval de Diadema abriu as portas de São Paulo para mim", afirmou a rainha, referindo-se ao fato de ter sido passista da escola paulistana Rosas de Ouro. Para 2010, Ariana já prevê também participações na Tom Maior e Quilombo. Quem quiser assistir à eleição da Corte do Carnaval de Diadema do ano que vem pode adquirir o convite nas escolas de samba. A entrada custa R$ 5 e a festa começa às 22h. O Centro Cultural Okinawa fica na avenida Sete de Setembro, 1.679, Vila Santa Dirce.

Leia: http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=17441
(ABCDMaior - 22/11/2009)

Permalink 10:34:16, por Wilson, 386 palavras, 126 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

Contas rejeitadas não impedem eleição

Paula Cabrera - Ter as contas rejeitadas e escapar das garras do TCE (Tribunal de Contas do Estado) não é exclusividade dos chefes do Executivo do Grande ABC. Apesar de os balanços não voltarem às câmaras para votação dos vereadores, nenhum parlamentar da região foi impedido de concorrer às eleições, pena imposta aos que não conseguem aprovar os registros. Em todos os casos eles buscam na Justiça reverter a situação, e sempre conseguiram o intento.
Segundo o TCE, após a rejeição, os legislativos ainda podem recorrer da decisão, mas cabe apenas ao tribunal rever a situação. O órgão divide os problemas encontrados nas contas como de vícios sanáveis (que podem ser alterados) e insanáveis (que não podem ser mudados). As câmaras podem rever os casos, mas dificilmente conseguem reverter o parecer.
"Rejeitou, está rejeitado, não foram aprovadas é julgamento", explica a assessoria do TCE. Após a decisão final, o parecer segue para publicação, quando o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) é acionado para julgar a possível inelegibilidade. Sem conseguir mudar a opinião do tribunal, os parlamentares recorrem ao TJ (Tribunal de Justiça) para evitar complicações políticas.
O especialista em direito eleitoral, Silvio Moreira Salata, explica que pela lei todos têm amplo direito à defesa, o que permite que o judiciário seja acessado. "Essa decisão legislativa, quando contém algum vício ou deixou-se de conceder defesa, é submetida ao crivo do judiciário. Isso pode ser suspenso e o candidato volta a ser elegível. É muito comum", justifica.
Segundo ele, a Justiça não analisa as contas, o que demandaria capacidade técnica como no TCE, mas, sim, se houve garantia à ampla defesa. "O Poder Judiciário aprecia a lesão do que aconteceu. Isso é o princípio de garantia de direito."
O especialista aponta que na maioria dos casos a rejeição ocorre porque as câmaras têm dificuldade em cumprir as normativas do TCE. "Isso não aconteceria se as câmaras tivessem departamento jurídico propício para cumprir as questões constitucionais de contas públicas."

Leia: http://www.dgabc.com.br/default.asp?pt=se0cao&pg=detalhe&c=8&id=5779644
(DGABC - 22/11/2009)

Permalink 10:27:19, por Wilson, 312 palavras, 141 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

CUT HOMENAGEIA ZUMBI NO DOMINGO EM DIADEMA

Redação - Haverá show com Netinho de Paula e prestação de serviços gratuitos à populaçãoA CUT/SP em parceria com a Prefeitura de Diadema realizará neste domingo (22/11), mais uma CUT Cidadã, a da Consciência Negra. Em comemoração à data em que relembramos o herói Zumbi dos Palmares, a ação de cidadania este ano tem como tema “Pelo direito à igualdade e oportunidade”, e acontecerá na avenida Paranapanema, próximo ao Sesi, no Bairro Taboão, em Diadema. A população receberá atendimento gratuito das 9h às 18h em 19 tendas. Dentre os serviços prestados estarão a emissão de documentos como RG e carteira de trabalho, corte de cabelo, oftalmologia com orientação e prevenção do glaucoma, podologia, limpeza de pele, orientações de saúde e jurídicas; além de recreação para as crianças com confecção de brinquedos alternativos e cama elástica. A novidade este ano fica por conta da tenda de roupas típicas africanas, e da já conhecida tenda da beleza étnica, que oferecerá cortes e penteados que valorizam a beleza negra, assim como demonstração de maquiagem e produtos específicos para a pele negra. "As nossas ações de cidadania estão inseridas dentro de um contexto mais amplo que é a busca da igualdade de oportunidades a todos”, afirmou o presidente da CUT/SP, Adi Lima O destaque ficará por conta da presença do cantor, apresentador e vereador de São Paulo Netinho de Paula (PC do B), que encerrará a ação de cidadania. Outros grupos musicais também participarão do evento como o cantor Ernesto Guevara, que interpreta diversos clássicos da Música Popular Brasileira, a banda Rock Blues, Marcinho do Cavaco, banda Ziriguidum, e o pocket show Solano Trindade.

Leia: http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=17413
(ABCDMAior - 20/11/2009)

Permalink 10:26:27, por Wilson, 363 palavras, 118 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

Diadema discute Índice da Felicidade

Claudia Mayara - A Prefeitura de Diadema preocupada em debater políticas públicas para gerar bem-estar à população convidou Nic Marks, da Fundação Nova Economia (New Economics Foundation), organização britânica que mensura o Índice de Felicidade Planetária, e o professor e pesquisador da PUC São Paulo, Ladislau Dowbor, para discutir sobre o FIB (Felicidade Interna Bruta), índice alternativo ao PIB (Produto Interno Bruto), que por meio de um conjunto de 73 variáveis mede a felicidade da humanidade, a sustentabilidade ecológica e a justiça social. “É muito atual a discussão do crescimento do PIB, mas não adianta termos crescimento de 7% se não pensarmos na qualidade de vida das pessoas. O conhecimento do Nic servirá para refletirmos que não basta medir apenas a economia, é preciso buscar políticas possíveis para tornar o município mais feliz e melhorar o IDH. É claro que muitas das discussões são de nível nacional, mas o poder local precisa se mobilizar”, argumentou Mário Reali, prefeito de Diadema. De acordo o professor da PUC, a ideia de que o modelo desenfreado de consumo traz felicidade já está morta. “O PIB é um norte errado, que no início foi seguido para evitar o desemprego, mas não traz felicidade. Nesse modelo o nosso bem-estar é o mal-estar do outro. Como exemplo, podemos citar o trânsito. Porém, algumas questões não se resolve individualmente, enquanto não forem trabalhadas políticas públicas de médio ou longo prazo não será resolvido”, disse Lasdilau.Para Marks, a felicidade está relacionada à qualidade de vida e à saúde do ecossistema, o que interliga a satisfação humana à preservação do meio ambiente. A partir da análise do bem-estar pessoal, social e local é possível entender todos os aspectos de vida dos indivíduos e assim criar diferentes maneiras de promover políticas públicas.“Ao invés de mandar o que as pessoas devem fazer, por que não perguntar o que elas querem? Não podemos mandar a população ser feliz, o que temos de fazer é criar condições para isso”, explicou.

(Diadema Jornal - 22/11/2009)

DIADEMA EM NOTÍCIA

Mantido pela Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Diadema, "Diadema em Notícia" contém um resumo das principais notícias de interesse do Legislativo publicadas pela Imprensa.

Novembro 2009
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << < Current> >>
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            

Pesquisar

Categorias

Arquivos

Misc

XML Feeds

What is RSS?

Who's Online?

  • Guest Users: 11

powered by
b2evolution