Diadema Jornal: há 45 anos registrando a história do município

25.01.08

Permalink 14:01:57, por Wilson, 1113 palavras, 16174 views   Portuguese (BR)
Categorias: Geral

Diadema Jornal: há 45 anos registrando a história do município

Na década de 60 o país passava por uma fase
turbulenta na política e no meio social com a falta de liberdade de expressão. Foi neste cenário que surgiu o Diadema Jornal, um veículo de informação, que na época tinha o papel de levar notícias para os poucos moradores do município. Seu maquinário era obsoleto, exigindo verdadeiros milagres dos impressores. Instalado em um pequeno galpão, em dias de chuva era necessário cobrir as máquinas e esperar a tempestade passar. Fatos como esse registram o crescimento do jornal, que hoje (24) completa 45 anos levando notícias e fatos da cidade para seus mais de 390 mil habitantes.
Por esse motivo, fica difícil falar de Diadema sem lembrar a única publicação verdadeiramente focada no município. "O jornal faz parte da história da cidade, pois presenciamos os principais acontecimentos", explica o diretor de jornalismo, Alicio Capel.
O Diadema Jornal, o veículo mais antigo do Grupo ABCD de Jornais, criado em 1963, é um instrumento de informação tradicional da cidade. Com circulação exclusiva no município, tudo o que noticia vira comentário nos bairros, além de ser um canal de consulta para os estudantes e pesquisadores interessados em conhecer a história de Diadema.
Em virtude do crescimento do Grupo - que atualmente também edita o Diário Regional e a Folha do Trólebus - o Diadema Jornal, desde 29 de março de 2007, passou a ter formato tablóide e encartado no Diário Regional (criado há 16 anos), hoje o carro-chefe da empresa, que contempla toda a região do ABC.
Segundo Capel, dessa maneira o Diadema Jornal passou a dedicar-se exclusivamente aos noticiários da cidade. "Antes, ele dividia espaço com os outros seis municípios da região. Com a mudança, em forma de encarte, o jornal voltou às suas origens", acrescenta. Mesmo com 45 anos de fundação, o periódico, que faz um jornalismo regional sério e imparcial, não pára de conquistar leitores e anunciantes. A tiragem é de 30 mil exemplares na edição de quinta-feira, e 35 mil aos domingos, encontrados em todas as bancas de jornal da cidade, pontos comerciais e repartições públicas.
O diretor de jornalismo ressalta que a empresa está seguindo a tendência mundial do jornalismo, que é a segmentação do serviço. "É isso que estamos fazendo, pelo respeito que temos com a cidade e com o leitor, resolvemos dedicar uma publicação exclusiva aos moradores de Diadema", conta. Capel explica que ao longo destes 45 anos de trabalho houve muitas dificuldades e conquistas. "No passado fincamos a bandeira do jornalismo sério e competente, e hoje semeamos o mesmo objetivo em outros municípios por meio do Diário Regional", conclui o jornalista.

Periódico é pioneiro em tecnologia

Além do Diadema Jornal ser a única publicação com noticiário voltado para a cidade, a redação do Grupo ABCD de Jornais foi a primeira da região que substituiu todo seu arquivo fotográfico pelo modelo digital, abandonando os tradicionais filmes e processos de revelação. Também se destacou por imprimir a capa do periódico em papel off-set, algo nunca testado na ocasião.
Na segunda metade dos anos 90, a empresa inovou mais uma vez ao imprimir suas primeiras páginas coloridas. Na verdade foi uma experiência em que se buscou tirar o máximo de eficiência dos funcionários e equipamentos disponíveis, simulando páginas em quatro cores, quando o maquinário só conseguia operar com três.
O desafio foi superado, e com investimento passou a ter cor total em meados de 2000. No ano passado, com a aquisição de uma nova rotativa, o jornal ganhou mais qualidade visual, rapidez na impressão, que por fim garantiu também mais tranqüilidade aos profissionais que buscam a notícia.
Outra novidade foi no visual. Em 2007, logo que o Diadema Jornal passou a ser encartado no Diário Regional, foi feita uma reforma gráfica, em que se aplicou conceitos modernos no design de cada página.

Com nova rotativa, todas as páginas são coloridas

O Grupo ABCD de Jornais - que edita o Diadema Jornal, o Diário Regional e a Folha do Trolebus - adquiriu em julho passado um novo equipamento gráfico. A rotativa, que ao todo são oito torres de impressão automatizadas, tem a capacidade de produzir jornais em vários formatos, além de duplicar a velocidade de impressão, bem como possibilitou o uso de cores em todas as páginas.
O equipamento importado da Suécia foi fabricado pela Solna, uma das maiores indústrias gráficas do mundo, que possui unidades em funcionamento em todos os continentes. Visando melhorar ainda mais a qualidade do serviço gráfico prestado atualmente, técnicos da Suécia vieram à sede do Grupo, onde realizaram a montagem do equipamento, garantindo total funcionamento da rotativa. (KM)

Depoimentos
"O Diadema Jornal faz parte da história da cidade. Há 45 anos, este importante veículo defende os interesses da população e cumpre o dever jornalístico de informar. Para nós é motivo de orgulho ter uma empresa de comunicação diademense. Parabéns!" - José de Filippi Jr., prefeito de Diadema

"A história do Diadema Jornal é semelhante à própria história da cidade, não só no tempo de existência, como na trajetória de evolução. Assim como hoje Diadema é uma referência em políticas públicas, o periódico tornou-se referência em nível de informação". - Marco Antonio Ernandez, o Marquinhos, presidente da Câmara Municipal de Diadema

"O Diadema Jornal desempenha importante papel no município ao tornar acessíveis as principais notícias da cidade e da região. A publicação já está incorporada na cultura da cidade e sua leitura faz parte do dia-a-dia da população". - Neuceli Bonafé, presidente da Companhia de Saneamento de Diadema (Saned)

"O Diadema Jornal é a única publicação focada no município. Além do que, é o único canal que nós, moradores, temos para reivindicar melhorias à nossa região. Por isso, há anos sou leitor do jornal". - Cosmo Maciel da Silva, leitor e líder comunitário do Jardim São Judas

"Sou leitor do Diadema Jornal há muitos anos e tenho certeza de que a publicação é um patrimônio do município. Sem dúvida é uma das minhas principais leituras. parabenizo toda a equipe que realiza um ótimo trabalho ao longo destes anos". - João Modesto, leitor e colaborador do jornal

(Diadema Jornal - Especial - Pgs. 4 e 5 - 24/1/08)

Pingbacks:

Sem Pingbacks para esse post ainda...

DIADEMA EM NOTÍCIA

Mantido pela Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Diadema, "Diadema em Notícia" contém um resumo das principais notícias de interesse do Legislativo publicadas pela Imprensa.

Abril 2014
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << <   > >>
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        

Pesquisar

Categorias

Arquivos

Misc

XML Feeds

What is RSS?

Who's Online?

  • Guest Users: 35

powered by
b2evolution